Nova Monte Verde - Quarta-Feira, 27 Jan 2021
Notícias / Gerais

Postada em 06 de Janeiro de 2021 às 11h42min

AF: nível de transmissão da COVID-19 é considerado de moderado para elevado

O atual cenário da COVID-19 em Alta Floresta preocupa as autoridades da saúde municipal.

Texto: Redação Notícia Exata
AF: nível de transmissão da COVID-19 é considerado de moderado para elevado
Foto: Notícia Exata
O atual cenário da COVID-19 em Alta Floresta preocupa as autoridades da saúde municipal, os últimos números que apontam para um crescimento de casos ativos e também suspeitos, levaram a saúde do município de Alta Floresta a considerar o atual quadro com nível de moderado a elevado.

A saúde estadual classifica com risco baixo, mas leva em consideração a taxa de ocupação de leitos de UTI, a qual ainda está baixa no município.

Diante do crescimento da média móvel, a secretaria municipal deverá intensificar fiscalizações, apesar do número reduzido de funcionários, funcionários deverão percorrer locais ondem ocorram aglomerações e além de orientar, também notificar (multar) os infratores.

A fiscalização será iniciada a partir de hoje (06), inclusive no período noturno.

Para se ter ideia no crescimento de casos suspeitos e ativos, somente em um único dia de atendimento 24 horas, a unidade referência (Ana Neri), recebeu mais de 200 buscando a realização de exames para identificar se estão ou não com a COVID-19.

De acordo com a saúde municipal, nem todos os que procuram a unidade testam positivo e acabam sendo liberados, mas, o número de casos positivos tem aumentado.

Na última segunda-feira (04), foram coletadas 27 amostras e encaminhadas ao laboratório do IFMT de Alta Floresta.

A equipe da saúde municipal não descarta um pico de casos até o próximo dia 15 de janeiro, os novos casos estão sendo atrelados as confraternizações das festividades de fim de natal e ano novo, período em que a população baixou a guarda e não seguiu à risca os protocolos de enfrentamento a COVID-19.

A secretaria municipal de saúde também já realizou a aquisição de medicamentos para serem entregues aos pacientes, visando assim contribuir na recuperação dos que testarem positivo.

A secretaria municipal de saúde, também vem se mobilizando para aumentar o número de atendimentos e com isso reduzir o número de pessoas na unidade sentinela da COVID-19.

Uma medida a ser adotada será a tele consulta, que deverá atender casos leves, a tele consulta já vem sendo adotada por vários municípios brasileiros.

Enquanto o número de casos não diminui, a saúde municipal orienta a população a continuar realizando o uso da máscara, álcool em gel, distanciamento e evitar aglomerações.

Conforme boletim epidemiológico, Alta Floresta conta com 124 casos ativos e 197 suspeitos nesta terça-feira (05).

DICAS IMPORTANTES

Detran-MT orienta sobre cuidados com a segurança e o transporte de bicicleta

Veja mais