Nova Monte Verde - Quarta-Feira, 03 Mar 2021
Notícias / Polícia

Postada em 25 de Janeiro de 2021 às 15h15min

Operação integrada desativa garimpos ilegais em Aripuanã

Proprietários de uma das cinco áreas fiscalizadas foi conduzido para a delegacia por crime ambiental e porte ilegal de arma.

Texto: Juliana Carvalho | Sema-MT
Operação integrada desativa garimpos ilegais em Aripuanã
Foto: Sema-MT
Uma operação integrada desativou cinco garimpos ilegais na Floresta Amazônica na região de Aripuanã, 867 km ao Norte de Cuiabá. Durante a ação integrada à Operação Verde Brasil 2, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Exército Brasileiro, Força Nacional, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) inutilizaram 11 motores estacionários para impedir a retomada da exploração ilegal de ouro.


Desativação garimpo ilegal em Aripuanã
Créditos: Sema-MT

Os profissionais também vistoriaram e inutilizaram 50 barracos utilizados como ponto de apoio pelos infratores. Pertences e utensílios domésticos foram retirados dos locais para que não fossem consumidos pelo fogo. A operação realizada ao longo na última semana também resultou na apreensão de três máquinas escavadeiras, um gerador, duas bombas d'água, três motosserras e diversas ferramentas. As máquinas foram removidas do local e enviadas para Cuiabá.

O proprietário de uma das áreas estava presente no local e foi conduzido para a delegacia pelo crime ambiental e por porte ilegal de arma de fogo. Das cinco áreas fiscalizadas, duas ainda estavam em pleno funcionamento. O Comando da Polícia Militar em Aripuanã também ofereceu todo apoio necessário.

Além dos barrocos, também foram inutilizados 11 motores estacionários

DICAS IMPORTANTES

Detran-MT orienta sobre cuidados com a segurança e o transporte de bicicleta

Veja mais